quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

V.F.Xira: História do Carnaval - parte 1

História do Carnaval

Muitas são as teorias e opiniões sobre a origem do Carnaval. Mas numa ideia todas elas convergem: a transgressão, o corpo, o prazer, a carne, a festa, a dança, a música, a arte, a celebração, a inversão de papéis, as cores e a alegria, fazem parte da matriz genética de uma das manifestações populares mais belas do Mundo.
Provavelmente terá tido origem no Antigo Egipto, ou mesmo muito antes. Frequentemente, foi alvo da repressão de quem não tolerava a subversão de um mundo virado do avesso. A opinião de autores e historiadores sobre o Carnaval não é unânime tanto em relação à data do seu surgimento como em relação à origem da própria palavra «Carnaval».
Michel Ange Houasse (1719)

"O jovem Baco" William Adolphe Bouguereau (1884)
Há efetivamente duas correntes distintas na abordagem da origem da palavra e que se baseiam em duas oposições hoje presentes nas celebrações do Carnaval. A primeira é a oposição entre a ordem e a desordem, entre o mundo visível e quotidiano e os impulsos inconscientes, entre a representação e a vontade, entre o mundo que vemos e o mundo visto de cabeça para baixo. Nesta linha, a palavra «Carnaval» teria a sua origem no vocábulo latino Carrum Navalis, os carros navais que faziam a abertura das Dionísias Gregas nos séculos VII e VI a.C., e onde a euforia e a inversão de valores se estendiam pelas ruas das cidades. A segunda oposição, com origem marcadamente cristã, é entre o Carnaval e a Quaresma, ou entre a terça-feira de Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas (que marca a entrada no período da Quaresma). A palavra terá surgido quando Gregório I, o Grande, em 590 d.C. transferiu o início da Quaresma para quarta-feira, antes do sexto domingo que precede a Páscoa. Ao domingo anterior deu o título de dominica ad carne levandas, expressão que se teria sucessivamente abreviado para carne levandas, carne levale, carne levamen, carneval e carnaval e que significam ação de tirar, quer dizer: "tirar a carne", ou "adeus à carne". A terça-feira, seria legitimamente a noite do Carnaval. Seria, em última análise, a permissão de se comer carne antes dos 40 dias de jejum (Quaresma).
"Jogos durante o entrudo" Augustus Earle (1822)
Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes.
Independentemente da origem da palavra, as manifestações carnavalescas de hoje não são novas nas suas formas e conteúdos, antes se constituem como produto da sociedade vitoriana do século XIX.


O Carnaval continua a ser particularmente festejado em algumas cidades, das quais destacamos Veneza, Colónia e Munique, New Orleans e Rio de Janeiro e também em Portugal. Sucessivamente, iremos partilhar estes festejos, dando a conhecer a sua realidade.

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